Entenda melhor sobre quais são os tipos de bombas d’água

A utilização de bombas d’água são imprescindíveis quando existe a necessidade da realização da transferência de água de um lugar para o outro, sendo interligadas por meio de canos que, além de servirem de passagem, ainda podem pressurizar a água.

São vários os tipos de bombas d’água disponíveis no mercado, cada um deles atendendo diferentes tipos de projetos e necessidades, desde pequenos até grandes volumes de água. Indicadas para o transporte de água em casos residenciais ou industriais, podem ser usadas para levar água em reservatórios, para a sucção da chuva, para a irrigação, em piscinas e muito mais. Elas são divididas em cinco modelos, cada uma operando e servindo para uma finalidade diferente, sendo elas: bombas submersas, centrífugas, autoaspirantes, periféricas e injetoras.

Seu projeto necessita de uma bomba d’água e você não sabe qual é o modelo ideal? Continue a leitura, que iremos explicar sobre quais são os modelos e para que cada um deles é indicado.

Bomba submersa e submersível

Divididas em dois tipos, as submersíveis e as submersas, elas funcionam dentro da água, como o próprio nome sugere. O primeiro tipo, submersível, trabalha em um determinado tempo (pode variar de acordo com o fabricante) e deve ser retirada da água após o período de uso, sendo secada e guardada. Ela é indicada em casos que possam acontecer inundações. É possível encontrar bombas submersíveis que realizam o trabalho apenas com água limpa e outras que fazer a pressurização de águas sujas.

Enquanto o outro tipo, a submersa, foi desenvolvida para funcionar durante todo o tempo de operação e permanecer dentro da água, podendo ser instalada em até 20 metros de profundidade (também varia de acordo com o fabricante). É utilizada em poço artesiano ou semi-artesiano. Neste caso, é recomendável que a bomba seja utilizada em conjunto com um motor, que devem ser instalados no fundo do poço. Ela funciona de forma silenciosa e não precisa de manutenção, se for instalada corretamente.

Bomba centrífuga

As bombas centrífugas devem ser utilizadas acima da superfície e em regiões secas. Elas são indicadas para a transferência de um grande volume de água para reservatórios que estão em lugares altos, como em recalques de condomínios, prédios, fontes e cascatas. Também podem ser usadas para bombear líquidos para a irrigação de propriedades agrícolas.

Bomba autoaspirante

O tipo de bomba autoaspirante é semelhante a bomba centrífuga, pois também trabalha acima da superfície. A diferença é que ela não exige a instalação de uma válvula de retenção, que retém a água e impede que ela retorne e proporciona uma boa pressão. É indicada para poços ou lagos de até vários metros de profundidade (depende do fabricante).

Bomba periférica

A bomba periférica também é um tipo de bomba centrífuga e que também trabalha acima do solo. Esse tipo exige a instalação da válvula de retenção para que a água não retorne e funciona em locais com até sete metros de profundidade. Ela é indicada para a transferência de um baixo volume de água.

Bomba injetora

Também sendo desenvolvidas para serem utilizadas na superfície, as bombas injetoras trabalhar com a mais alta pressão e são capazes de puxar a água em até 40 metros de profundidade. São necessários dois tubos para a instalação desse tipo de bomba, sendo um de sucção e um injetor.

O que levar em consideração na escolha de uma bomba de água?

Para fazer a escolha certa para o seu projeto, é importante que alguns pontos sejam levados em consideração, como o tipo de projeto, a altura, o volume de água, a qualidade dela, os custos etc. Além disso, é necessário também pesquisar sobre as marcas disponíveis e a qualidade do produto, independente do tipo escolhido. Assim, você escolhe a bomba d’água que mais se adequa às suas necessidades.

Ainda tem dúvidas sobre os diferentes tipos de bombas d’água e suas aplicações? Entre em contato com a Help Manutenção, estamos dispostos a tirar todas suas dúvidas, além de oferecemos as melhores opções de produtos em bombas d’água e outras soluções industriais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE ACONTECE COM A DESCARGA ELÉTRICA QUANDO ATINGE UM PARA-RAIO?

A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA

COMO FUNCIONAM AS PLACAS FOTOVOLTAICAS?